MENU

Livros do Prof. Jorge Melchiades

Um presente para você !

Clique aqui e faça o download do livro "Nós, Freud e o Sonho" do Prof. Jorge Melchiades Carvalho Filho

Ótima oportunidade ao leitor, de conhecer alguns conceitos básicos da teoria freudiana através de uma sintética, interessante e revolucionária versão não materialista. Ao relatar O SONHO que teve com o criador da Psicanálise, o autor vai expondo, de maneira acessível a qualquer pessoa interessada, os passos primordiais para o início de uma ANÁLISE pessoal, que leve em conta os anseios mais PROFUNDOS da alma.

Outros Livros do Nupep

Capoeira Mística

Capoeira
Rituais da Capoeira Mística
Quem é seu fundador
Curso de Capoeira Mística
Galeria de Fotos
CD da Capoeira Mística

 

CD BRINCANDO NA RODA DE CAPOEIRA MÍSTICA

Clique aqui e ouça a gravação histórica de 31/05/1970
Apresentação do grupo de Capoeira de Jorge Melchiades no programa "Cidade Contra Cidade" (vídeo)

 

PALAVRAS DO MESTRE

 

“As atividades humanas devem expressar o ser espiritual, naturalmente inclinado para o bem da evolução. Sendo assim, elas não deveriam servir para aprisionar e alienar o homem. A capoeira, especificamente, nasceu e se desenvolveu refletindo os anseios de um povo pela sua afirmação histórica, e que teve, não só o espírito como o corpo violentado pela escravidão. Ela é um “saber o que fazer” para libertar, que nos foi legado, e não deve servir de instrumento escravizador. Não deve gerar medo, raiva, inibições e constrangimento... É saber que deve ser respeitado na sua função de libertar músculos atrofiados, angústias indefinidas, revoltadas personalidades e cérebros paralíticos, não pelo uso que dele fazem os que tentam impor “respeito-medo”, para ostentar poder vaidoso, arrogante, fanfarrão e... ilusório. Respeitar a tradição da capoeira é continuar buscando a libertação e evoluindo, portanto. Ora, o CD “Brincando na roda de Capoeira Mística” é uma brincadeira que genuinamente respeita a tradição, mandando “às favas” a todos os que se arvoram em donos dos movimentos alheios; do canto, do toque, do entusiasmo, da alegria. Simplesmente coloquei um ou dois microfones próximo à roda em que havia um ou outro jogador de capoeira e mais de 40 pessoas participando. Sem nenhuma restrição a quem deveria tocar os inúmeros atabaques e pandeiros, jogar, cantar, e bater palmas, começamos (ainda não tínhamos o toque místico) com uma ladainha de improviso e fazendo sátira ao culto da personalidade individualista. Aí foi só gozar a festa. Depois, cortamos a bagunça excessiva e preservamos as menores para compor as faixas do CD. Mas, uma exibição de Capoeira Mística tem início com um jogo da capoeira de Angola, com seus rituais, cantos e toques característicos, passa para o da Regional, com igual respeito aos mestres do passado, e só depois acontece a insubordinada, alegre e apaixonada Capoeira Mística, que deve envolver a todos, IGUALMENTE”. 

 

Mestre Jorge Melchíades (Em reunião do NUPEP 1/8/ 2005).

 

 

A primeira faixa do CD reproduz áudio gravado na madrugada do dia 31 de Maio de 1970, em antigo gravador portátil “de fita de rolo”, da apresentação do grupo de Capoeira de Jorge Melchíades no programa “Cidade contra cidade”, da TV. Tupi Canal 4, em São Paulo, tendo Silvio Santos como apresentador. A pessoa que gravou com microfone, na saída acústica de televisão doméstica, usou pilhas com cargas arriadas e a gravação saiu com distorções irreparáveis de rotação. Ainda assim permanece documento histórico, raro e de grande valor. Jorge Melchíades cantou “O menino é aquele” e “Lapinha”; mestre Suassuna cantou “Luanda ê” e ainda cantando passou a jogar com o mestre Paulo Limão, usando um facão na mão e a navalha entre os dedos do pé. Também representaram Sorocaba, naquele dia,  Jorginho, Celso Bersi, Almir das Areias (atual Anande), Freguesia, Sérgio Poiato, Rogério, Eli, entre outros.

 

A segunda faixa é a gravação de um treino de CAPOEIRA MÍSTICA feita “ao vivo” e em pátio aberto do NUPEP. Não houve cuidados técnicos, nem preocupação de impedir principiantes de tocar, cantar ou participar. A Capoeira Mística é uma atividade terapêutica, plena de espontaneidade e de improvisos, destinada a promover a integração dos indivíduos no COLETIVO. Por isso, não há neste CD a intenção de enaltecer ninguém, com refinamentos técnicos e sofisticações.